quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

The Raven’s Cards: 00/XXII - The Fool

O taro é um oráculo secular reconhecidamente divinatório. A história da taromancia é assunto de polêmica e divergências entre os cartomantes e estudiosos. Muitos remetem aos antigos egípcios como primeiros usuários do oráculo das cartas. Outros atribuem o surgimento do tarô divinatório a trabalhos realizados por escolas esotéricas do século XVIII, baseados em um baralho de 78 cartas que era utilizado para entreter nobres.

É um mistério. Particularmente, posiciono-me atrás da primeira corrente, remetendo ao continente de Atlântida e seus habitantes iluminados pelo conhecimento divino.

Não entrarei em detalhes sobre a história, mas falarei sobre os Arcanos supremos desta arte.
Ao todo, 22 Arcanos Maiores e 56 Arcanos Menores. Os grupos são igualmente importantes para uma leitura bem fundamentada, porém, os arcanos maiores são comumente usados para redimir dúvidas específicas, e, mesmo numa leitura completa, costumam representar a essência da resposta.  Arcanos Maiores têm nomenclatura específica, e os menores dividem-se entre os 4 naipes (copas, ouros, espadas e paus) e suas numerações de 1 até 9.

Os 22 Arcanos maiores seguem um esquema de emanações que iniciam no 0 e terminam no 22º. Assim, as 9 primeiras cartas indicam a Origem, enquanto as demais emanam desta origem. Por exemplo: o arcano I – O Mago, dá origem aos arcanos 10 – Roda da Fortuna e 19 – O Sol. Perceba que 1 é o gerador e os outros derivam dele (1+0 = 1   e  1+9= 10 = 1+0= 1).



ARCANO 00 ou 22 – O LOUCO

O Louco é uma carta de significados livres. Tanto que a própria numeração no baralho foge aos padrões. Alguns tarôs atribuem a ele valor 0, outros atribuem valor 22. É importante mencionar que os valores correspondem à numeração mística da árvore da vida cabalísticas, 10 sephirots (O Todo) e 22 caminhos, sendo o 0(zero) precedente ao 1. O 0 (zero) é tudo que existe informalmente, enquanto o 1 que inicia a árvore, consubstancia as potencialidades do ser.


[00 The Fool: Bés / Dark Magician of Chaos]


Em outras palavras, o Louco significa início e fim, um retorno ao recomeço. Muitas vezes representado pelo próprio Ouroboros alquímico, o Louco transborda inexatidões.  No baralho de Cleopatra, é representado pelo deus egípcio Bés. Bés é uma figura obscura na mitologia egípcia. Não se parece em nada com os demais deuses do panteão, e sua aparência bizarra esconde um deus inofensivo e festivo. Era considerado protetor das famílias, sobretudo das mulheres grávidas, patrono da música e do divertimento e um exímio instrumentista. Tal como o Louco em sua essência, Bés é um espírito livre que não se encaixa no mundo. 


As palavras-chave para o Arcano O Louco são:

- Irresponsabilidade, abandono, ansiedade, desligamento, erro, impulso, inocência, busca.

Trata-se de um arcano que demonstra fé cega. Está tão encantado com as novidades, tão absorto nos anseios, que esquece de tomar cuidado. O Louco não pondera, ele age conforme o impulso.  Muitas vezes, deixa-se desvirtuar por pressões internas ou externas, e as consequências disso são o desapego e a solidão. Por outro lado, o Louco segue os instintos e sente-se livre para fazer o que bem entender, ocasionando sentimento de plenitude no aspecto pessoal. Vive a vida sem preocupações. É uma carta que não possui exatamente significados positivos ou negativos, tudo dependerá do contexto em que vai aparecer.

Numa interpretação subjetiva, O Louco representa uma busca por anseios da alma que foram reprimidos. É uma oportunidade de retormar um caminho perdido, mesmo que precise abandonar os alicerces construídos.

Quando de frente com o Louco, deve-se perguntar: **
- Estou seguindo meus sonhos?
- Estou honrando minhas paixões?
- O que é mais valioso para mim... minhas crenças ou minha imagem?
- Que tipo de mensagem estou mandando para os outros?

Como carta representante do Louco, eu escolhi o Dark Magician of Chaos. Ele representa o Mago Superior, que corre livre e não obedece ordens. Ele resgata do cemitério os anseios perdidos e vê-se livre para realizá-los. Representa início (resgate dos anseios da alma) e fim (chaos).



Espero que tenha redimido algumas dúvidas. Minha intenção não é doutrinar ninguém, sou mera estudante. As comparações dos arcanos com cartas de Trading Card Game deixam as coisas mais divertidas, principalmente para quem sabe do que se trata.

Fontes:
* Estudos diversos.
** http://www.tarotteachings.com/fool-tarot-card-meaning.html

2 comentários:

  1. Belíssima desenvoltura textual!
    Podia jurar estar lendo de um livro renomado.
    Posts assim me dão vontade de ler mais do assunto.
    Assuntos assim me dão vontade de ler mais posts.
    :)

    ResponderExcluir
  2. Achei seu trabalho interessante. Prometo em outra oportunidade olha lo com mais calma, pois como sabe meu acesso a internet tem sido muito difícil...

    Meu imail para contato e msn:

    estrela_despertina.mistic@hotmail.com

    ResponderExcluir

Deixe sua pata no hall da fama!